Relatório CNDSS

O Relatório Final da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde é resultado do trabalho dos dois anos de existência da Comissão – integrada por dezesseis personalidades da vida civil, científica, cultural e empresarial do país e apoiada por uma secretaria técnica instalada na FIOCRUZ – que desenvolveu uma série de atividades contribuindo para o debate nacional sobre a problemática dos determinantes sociais e das iniqüidades em saúde. Estas atividades estiveram voltadas para a produção de conhecimentos e informações sobre os DSS, para a revisão e análise de políticas e programas de intervenção sobre estes determinantes e para a comunicação aos diversos setores da sociedade sobre a importância dos DSS e as possibilidades de atuação sobre eles.

Com base em informações e conhecimentos existentes em diversos sistemas de informação ou registrados na literatura nacional e internacional, o relatório analisa o impacto dos DSS em seus diversos níveis sobre a situação de saúde, com especial ênfase nas iniqüidades em saúde. Compreende os determinantes vinculados aos comportamentos individuais e às condições de vida e trabalho, bem como os relacionados com a macroestrutura econômica, social e cultural. Suas recomendações, solidamente fundamentadas na análise da situação de saúde e das intervenções em curso, têm por objetivo permitir uma atuação mais sustentável, coordenada e eficiente sobre os DSS.

Acesse aqui o Relatório Final completo da CNDSS ou os Sumários Executivos em três idiomas (português, inglês e espanhol):